A portaria geralmente é a primeira impressão de um condomínio. O porteiro é o responsável por transmitir segurança e profissionalismo aos prestadores de serviço, funcionários e moradores.

Hoje sabemos que seu trabalho vai além da portaria, eles são o verdadeiro exemplo para quem está no condomínio. Mas você sabe quais suas funções? E o que fazer para melhorar o serviço da sua portaria?

Separamos algumas dicas para você por em prática e melhorar o “cartão de vistas” de seu condomínio:

– Peça a sua portaria sempre a identificação e cadastro dos visitantes. O ideal é anotar os horários de entrada e saída dos visitantes, e se possível, o número de identidade do mesmo. Desta forma fica mais fácil a investigação em caso de algum incidente.

– O mesmo serve para prestação de serviços internos. O síndico ou o morador deve informar sempre a portaria. Solicitando também a marcação dos horários de entrada e saída, e para qual serviço.

– É normal o recebimento de encomendas e correspondências na portaria. Estas devem ficar cadastradas e avisadas ao morador assim que chegarem. Pois pode ser alguma urgência e não devem ficar mais do que dois dias na portaria.

– Fornecer um livro de ocorrências para a portaria. Deve ser de responsabilidade do porteiro registrar tudo o que acontece em seu turno.

– Para entregas maiores e/ou especiais cabe ao síndico informar ao morador que pegue pessoalmente se possível. O acumulo de tarefas pode atrapalhar a principal função da portaria, que é fornecer segurança a todos.

– Exija que o ambiente da portaria esteja sempre limpo e organizado. Peça ao porteiro que mantenha tudo certo no seu turno. Como falamos antes, a portaria é a primeira impressão de um condomínio.

– Solicite aos porteiros que não deixem pessoas que não fazem parte da empresa ficarem na portaria. Sua permanência pode atrapalhar o serviço dos porteiros.

– É importante nunca abandonar a portaria, por isso é interessante o condomínio criar um bom ambiente de trabalho para os porteiros, inclusive com banheiro próprio. Só abandonar a portaria em casos de emergência.

Lembre-se que a principal função da portaria é a de fornecer segurança e zelar pela ordem e respeito entre todos.