A portaria talvez seja o ponto mais importante de um condomínio. Pois tem a função de liberar moradores, receber encomendas, falar com prestadores de serviços além de, na maioria das vezes, funcionar 24 horas por dia. Por isso é de extrema importância a construção da guarita que além de fornecer segurança deve oferecer conforto aos profissionais.

O primeiro ponto se você está pensando em construir ou reformar a guarita de seu condomínio é a visibilidade. Tem que estar em um local estratégico onde se tenha total visibilidade da entrada. A iluminação deve ser ampla, mas planejada, para que o porteiro consiga visualizar quem está na entrada, mas mantendo a privacidade do porteiro. Isso é possível através da colocação de insulfilm adequado. Desta forma o visitante não consegue ver a parte interna do estabelecimento. Blindar os vidros também são de grande importância para fornecer maior segurança.

O tamanho da guarita leva em conta o número de profissionais que estarão de plantão. O conforto e bem-estar além da fácil movimentação devem ser planejados. Pense nos equipamentos que estarão disponíveis. Por exemplo, o monitor não deve estar mais próximo que 80 cm do rosto profissional. Deixe arejada a guarita, pois ambientes abafados costumam dar maior sonolência. Invista em ar-condicionado ou ventilador para maior comodidade dos profissionais. Se possível um frigobar ou um bebedor para que todos se mantenham hidratados em dias mais quentes.

A cadeira deve ter regulagem de altura e apoio para os braços. A existência de um banheiro é recomendável, ainda mais quando o número de porteiros é reduzido. Isso faz com que o profissional fique menos exposto aos visitantes. E lembre-se que um mínimo de conforto diminui os riscos de leis trabalhistas para o condomínio. Converse com seu (sua) arquiteto (a) e planeje o layout da guarita de acordo com os equipamentos que estarão disponíveis, como balcão, computador, rádio, interfone, cadeiras, armário (porta-encomendas) e facilite o trabalho de quem fornece segurança para sua família.