Mesmo utilizando menos energia sua conta continua alta nestes últimos meses? Separamos cinco dicas para você enfrentar o inverno sem ter que desembolsar mais para isso, desta forma seu bolso e o planeta agradecem.

1- Diminua a potência de seu refrigerador. Ajuste-a para a posição inverno ou de menor temperatura. Isso faz com que seu refrigerador trabalhe menos para manter a temperatura e os alimentos continuam sendo mantidos da mesma forma. Faça o degelo para evitar que o motor trabalhe mais.

2- Tome banhos mais rápidos, no máximo 10 minutos. Saiba que se você colocar a chave na posição verão pode economizar até 30% do consumo de energia de seu chuveiro. Evite remendos na resistência, além de perigoso consome mais.

3- Se viajar, tire todos os plugs das tomadas. Microondas, televisão, rádio, computador etc. Pois eles continuam sugando energia. A maioria tem visores, relógios, controles remotos (quando desligamos a TV pelo controle remoto muitas vezes entra em modo de espera) e fazem bastante diferença no final do mês, podem representar até 12% do consumo.

4- O mesmo com os carregadores de celular, tablets e notebooks. Tire-os da tomada quando não estão sendo utilizados. Eles consomem energia mesmo quando não estão efetuando a recarga.

5- Sempre que for usar o ferro de passar tente acumular bastante roupa e passar tudo junto. Desta forma você poderá passar roupas que precisam de menos calor por último, depois de desliga-lo, aproveitando seu calor e evitando desperdícios.

Esse pequeno esforço com certeza fará uma diferença no final do mês além de trazer benefícios ao meio ambiente.