Confira 15 dicas para a prevenção de incêndios no seu condomínio!

1 – Se você tem o piso de madeira ou carpete, tome cuidado com as estufas, pois elas podem cair e incendiar a casa. Animais de estimação podem facilmente derruba-las, portanto escolha um local seguro para estes aparelhos.

2 – Se uma extensão elétrica ficar com o fio aquecido, isto pode ser um indício de que ela está sobrecarregada, podendo vir a sofrer um curto-circuito.

3 – Evite ligar vários aparelhos elétricos numa mesma extensão, principalmente os de alta potência elétrica. Exemplos: aquecedores e estufas.

4 – Não deixe extensões e fios elétricos embutidos, escondidos em móveis ou embaixo de tapetes. Um simples esmagamento dos fios pode causar um curto-circuito e, consequentemente, um incêndio.

5 – Não improvise instalações elétricas e não efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso.

6 – Elabore e use um checklist contendo os aparelhos que precisam ser desligados antes de você se ausentar de seu apartamento. Deixe-o afixado na porta principal do seu apartamento, se possível.

7 – Se perceber que as luzes do seu apartamento variam de intensidade com muita frequência, chame um eletricista. Pode existir um problema elétrico em seu apartamento, como um disjuntor ruim ou até mesmo um curto-circuito.

8 – Pontas de cigarros acesas também podem causar incêndios.

9 – Os extintores de incêndio sofrem manutenções e, normalmente, são deixados em andares alternados nestas ocasiões. Lembre-se: O equipamento deve ser recarregado anualmente.

10 – Você sabia que, em média, 8 em cada 10 vazamentos de gás são ocasionados por registros de gás defeituosos? Ao comprar um, verifique se ele possui o selo do Inmetro. O barato pode sair caro.

11 – Evite deixar sua casa ou apartamento completamente fechada e sem ventilação. Na eventualidade de um vazamento de gás, isto pode fazer a diferença!

12 – Mangueiras de gás possuem a data de validade impressa e bem visível. Fique atento!

13 – Por falta de espaço ou questões estéticas, algumas pessoas colocam a mangueira passando por trás do fogão, o que não deve ser feito, pois a alta temperatura do forno pode levar ao derretimento e rompimento da mesma, podendo causar um grave acidente.

14 – Faça uma manutenção anual nos aquecedores de água. Procure uma empresa de confiança e/ou recomendada pelo fabricante do seu aparelho.

15 – Caso perceba odores de queimado ou de gás, não hesite: avise a portaria e a administração do seu condomínio imediatamente. Caso julgue necessário, avise diretamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.